domingo, 22 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO PERMANENTE: FERRAMENTA PARA A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE

INTRODUÇÃO

A experiência descrita no presente texto refere-se a uma atividade de educação permanente nos serviços de atenção básica da cidade de Ibicaraí-Ba, na perspectiva da integração universidade-serviço. Tal atividade foi organizada por acadêmicas do 8° semestre do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pelo Projeto de Extensão Assistência ao Ostomizado no Sul da Bahia e pelo Departamento de Atenção Básica de Ibicaraí.

OBJETIVOS

Este estudo relata uma atividade educativa com a finalidade de atualizar as práticas desenvolvidas nas salas de curativo das onze Unidades de Saúde da Família do município, visando qualificar os recursos humanos do SUS e incentivar as práticas de educação permanente, uma ferramenta para a formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde.



METODOLOGIA

Relatamos aqui uma atividade de educação permanente em rede, elaborada e realizada por acadêmicas de enfermagem, visando a atualização das práticas desenvolvidas nas salas de curativo. Como a educação permanente deve ser uma prática significativa para o profissional em serviço, não se constituindo de atividades pontuais e prescritivas, a priorização do tema partiu da rede de atenção básica, com a efetiva participação dos trabalhadores de saúde. O evento denominado “Atualização em Feridas e Estomias” realizou-se em 12 de novembro de 2009, com carga horária de 10 horas, e foi direcionado a enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem atuantes no município de Ibicaraí. Na realização, as acadêmicas agiram sob a ótica da integração universidade-serviço, firmando a parceria entre o Projeto de Extensão Universitária Assistência ao Ostomizado no Sul da Bahia e o Departamento de Atenção Básica de Ibicaraí. Das onze USF do município apenas três recebiam estagiários naquele momento, no entanto, o processo educativo foi expandido oportunamente para toda a rede de atenção básica, com abertura, ainda, para a participação de profissionais de um município vizinho. Tendo como objetivo central otimizar o cuidado prestado à população nas salas de curativos, a atividade educativa utilizou uma metodologia com base no processo ensino-aprendizagem, lançando mão da integração das estratégias de aulas expositivas abertas a questionamentos e rodas de conversa.

RESULTADOS ALCANÇADOS

A experiência culminou na atualização de profissionais quanto às práticas de saúde desenvolvidas nas salas de curativos, no fortalecimento da parceria universidade-serviço, na valorização do profissional de saúde e no incentivo ao maior investimento da rede de atenção básica nas atividades de educação permanente.

CONCLUSÕES

Acreditamos que a educação permanente enxerga nas práticas do dia-a-dia dos profissionais os desafios a serem transpostos. Esperamos que os profissionais de saúde, atores reflexivos que são, busquem incorporar no cotidiano de suas práticas o rico processo de ensino-aprendizagem onde todos, profissional, serviço e comunidade, certamente serão beneficiados.

Paula Peixoto Messias
Enfermeira, graduada em 2009.2 pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC,
aluna especial do mestrado em Enfermagem da UFBA na disciplina Educação Permanente

Laís Santana de Souza
Enfermeira, graduada em 2009.2 pela UESC
e pós-graduanda em saúde mental da UESC

 
Karina David de Castro
Enfermeira, graduada em 2009.2 pela UESC,
ex-bolsista do Projeto Assistência ao Ostomizado no Sul da Bahia.







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