segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O OLHAR INTERDISCIPLINAR NO PRIMEIRO MOMENTO DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR

INTRODUÇÃO

A abordagem da capacitação para professores mantêm contato com outras profissões, o que determina multiplicidade de enfoques sobre Planejamento Familiar, entendendo que a equipe multidisciplinar pode ser definida como um grupo de profissionais que atuam de forma independente em um mesmo ambiente de trabalho. Reforça-se assim a idéia de que é necessário que o cuidado á saúde esteja pautado não apenas em competência de um único profissional, mas uma prática multidisciplinar. Esta visão fortalece a premissa de que a saúde é um assunto para muitos profissionais, sendo que o principal aspecto positivo da atuação em equipe é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas.

OBJETO DA EXTENSÃO

Pensando na formação de professores, tornando-os multiplicadores é que criamos mais uma ação do Projeto de Extensão Planejamento Familiar Pensando no Discente e na Comunidade, realizando o I Curso de Capacitação para Professores do Ensino Médio e Fundamental da Rede Pública sobre Planejamento Familiar abordando também outros temas importantes da Saúde da Mulher, incluindo o adolescente.

OBJETIVO GERAL

Relatar a vivência com os professores no primeiro momento de capacitação em planejamento familiar sob um olhar interdisciplinar.

METODOLOGIA
Utilizou-se o método de estudo descritivo e da observação para descrever os achados deste trabalho, local: Sala de Técnicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus-BA, Período: 17 de abril de 2009.


DESENVOLVIMENTO

Processou-se com o olhar de cada membro da equipe multidisciplinar, em que todos presenciaram a grande necessidade de esclarecimentos sobre a temática abordada, mostrando a precariedade de formação para lidar com o discente a nível de ensino médio e fundamental em aspectos de sexualidade, conhecimento do aparelho reprodutor masculino e feminino, contracepção e maneira correta de se evitar as doenças sexualmente transmissíveis, além da falta de conhecimento, a timidez, e segurança também se fizeram notórios, dentre outros aspectos observados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os relatos diversos de vivências em sala de aula demonstraram a existência de vínculo que este evento estabelece com a realidade de cada profissional presente. Isto se reflete em um estímulo para nós, profissionais e acadêmicos da área de Saúde, em procedermos com as nossas atividades, já que os aspectos que abordamos condizem com as questões da atualidade. Dessa forma, nosso envolvimento na realização de tal evento tem sido extremamente gratificante, tanto na área profissional quanto pessoal, em troca mútua de conhecimentos.



Maria Valdinete Fernandes da Silva
Profª Assistente do Departamento de Ciências da Saúde – UESC da Disciplina Saúde da Mulher.
Autora e coordenadora do Projeto Planejamento Familiar Pensando no Discente e na Comunidade


Débora Cristiane Flores Lino
Psicóloga. Especialista em Saúde Mental. Colaboradora do Projeto.


Nayara Mary Andrade Teles
Enfermeira, ex- bolsista do Projeto Planejamento Familiar.


Mayne Gonçalves Barbosa
Paula Peixoto Messias
Mayline Alcântara
Enfermeiras, voluntárias do Projeto em 2009

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Vocês estão de parabéns, por esta iniciativa de trabalho multidiciplinar. Sou educadora no Colégio Municipal de Jacobina, no Ensino Fundamental II, do 6ºao 8°ano, e percebe-se a necessidadade de parceria com a área de saúde para desenvolver esse tipo de trabalho que é de fundamental importância para a conscientização dos nossos jovens.
    Pró Sebastiana Luz Lopes.

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